terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quarta-feira 25/01/2012


Na quarta-feira, os alunos Neimar, Angela e a Prof. Adriana deslocaram-se juntamente com o Secretário de agricultura e Meio Ambiente, Clesival Fonseca, para o parque e horto florestal Arara Azul, na cidade de Imperatriz, para transportarem 300 mudas de árvores até Ribamar Fiquene para serem utilizadas no mutirão para recuperação da mata ciliar (mutirão verde). Estas mudas eram de espécies nativas da região, como Sombreira, Angico, Acaí, Buriti, dentre outras. No horto florestal, os rondonistas tiveram a oportunidade de conhecer o biólogo Luiz Fernando Reys, responsável pelo horto e pelo parque, foi um momento de grande aprendizado para os mesmos.
Enquanto isso, os outros acadêmicos dirigiram-se a propriedade do seu Nenê, na zona rural da cidade, ao lado da Praia de Sumaúma, para passar informações aos pescadores da cidade.
A aluna Tânia, explicou sobre economia solidária, e como eles podem se desenvolver se trabalharem juntos. O aluno Rodrigo, explicou sobre boas práticas da psicultura e melhor manejo dos peixes.
A tarde, deu-se continuidade com os pescadores. O aluno Rodrigo explicou sobre Tanques Rede e sua aplicação, e também sobre o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Após, o aluno Neimar mostrou os principais Animais peçonhentos da região, como prevenir e o que fazer se for picado.
Foi um dia muito legal, produtivo e gratificante para todos nós. Conhecemos a propriedade do Seu Nenê e finalmente achamos um pé de BABAÇU, porque apesar do nome da Operação ser Babaçu, ninguém conhecia!! O dia foi muito válido e de muito aprendizado.
A noite, resolvemos dar uma folga para nossa cozinheira Rochélia, e fomos comer pizza!! Pizzaria da Ritinha, a única da cidade, tinha 4 sabores de pizza: queijo, frango, presunto e calabresa. Comemos muuitooo, e no final do rachão pra cada um deu R$ 7,50!! Foi uma noite muito legal.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário